repete roupa!: semana 35 - um vestido midi preto, 6 possibilidades

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

semana 35 - um vestido midi preto, 6 possibilidades


lá na semana 11 eu repeti um vestido preto muso, com detalhes meio folk. se bem me perguntarem, eu diria que esse vestido é preto o suficiente pra minha pequena pessoa, mas tenho certeza que muita molier por aí sequer consideraria ele PRETO apenas porque ele tem bordadinhos coloridos e românticos. quando as mina gosta de se vestir de preto, é preto MESMO. eu, honestamente, acho meio sem graça? preto com preto? ausência de cor total? que tristeza. mas, né, eu tô aqui pra agradar vocês, minhas leitoras queridas, e algumas semanas atrás num comentário anônimo me pediram pra eu repetir vestido preto longo. 


a sorte de vocês é que eu:::::: tenho um vestido preto longo. inteirinho preto. sem bordado. sem detalhe colorido. sem nada. e a sorte de vocês é que eu só comprei esse vestido porque sou tarada por decote nas costas, que é uma coisa meio difícil de achar (pelo menos decote nas costas de bom gosto: acho raro). se no dia houvesse um vestido igual só que branco, não haveria esse post (bom, talvez houvesse, mas aí ia ser vestido branco ao invés de preto que, né por nada não, é bem mais legal). point being: eu não adquiri o vestido porque ele é preto, mas sim porque ele tem costas de fora. agora se o seu vestido preto não tem costas de fora, tenho uma notícia boa e uma ruim: a ruim é que, né, que triste, um vestido todo preto sem decote nas costas; a boa é que dá pra usar as ideias desse post em qualquer vestido, seja ele preto ou furta-cor, seja ele com decote nas costas ou fenda nas pernas.


quer umaz'ideia da hora pra variar seu LBD? então vamos aos visus?

  • segunda, 28 de agosto


comecei básica, comecei simples, que é pra agradar todo e qualquer freguês e não ter reclamação: o vestido tá na sua forma mais básica; acrescentei um cinto pra dar um tchans e uma jaqueta jeans porque o dia tava fresquinho. já falei dessa jaqueta aqui? com certeza já, mas né, repetir ainda não tá custando dinheiro (ainda bem, né, senão esse blog teria sido a minha desgraça). essa jaqueta foi comprada em 73 pelo meu pai, que tava celebrando ter passado na faculdade (vejam bem o nível de radicalidade de papai: celebrou a facool comprando roupa), e já passou pelas mãos de mamãe, ue bordou a bandeirinha, e agora tá comigo, que enchi a jaqueta de broches que ganhei da vovó e do namo. 


bom, gente, não tem erro, né? não é nem nada assim muito criativo, vestido preto e jaqueta jeans. não importa o vestido e não importa a jaqueta, vai dar certo. o cinto é opcional mas eu curto: cria uma ilusão de cintura por baixo da jaqueta masculina, e traz um detalhezinho discreto ao preto total do vestido. fácil de imitar, fácil de usar.


  • terça, 29 de agosto

eu sabia que durante a semana eu ia acabar colocando cor demais nos visus pra que eles fossem apreciados pelas verdadeiras amantes de roupa preta, então decidi dedicar um diazinho da semana a essas mulheres: as ALL BLACK. então tá aqui uma dica pra usar preto mas criar interesse na roupa: textura textura textura. tecidos de texturas diferentes trazem mais riqueza a um look monocromático, e isso serve pra qualquer cor. o chato do preto é que, ao contrário do cinza - o melhor neutro que já existiu - ele é sempre preto. não dá pra fazer um mix de pretos, mas dá pra fazer mix de cinzas - mais claros, mais escuros, canelados, etc. preto com preto não tem muita profundidade, fica chapado, então a textura dá nova vida à cor.


então na terça decidi por uma sobreposição basicona: saia assimétrica drapeada por cima do vestido. essa saia cria um efeito muito legal por cima de basicamente qualquer roupa, e por cima de saias mais longas é especialmente legal porque ela perde um pouco da sensualidade da perna de fora, mas continua sendo feminina porque é justa e molda o corpo. pra completar esse preto todo, joguei um mix de colares coloridos (colares coloridos: taí uma combinação de palavras com sonoridade legal, né), afinal é claro que eu não ia sair sem cor. mas pelo menos não tinha cor na roupa: acho que desde o dia 2 de janeiro quando criei esse blog eu não tinha montado um único visu todinho preto. então a segunda dica incrível pra usar vestido preto é: joga uns acessórios coloridões e divertidos (e se joga no mix de texturas).

  • quarta, 30 de agosto

quarta foi um dia tranquilex e eu queria uma roupa simples, mas que não fosse apenas o vestido sozinho pois boring. depois da terça trabalhada no pretão, queria um pouco de cores contrastantes, então escolhi o azulão dessa camiseta do namo. não há muito segredo nesse visu, mas há a terceira possibilidade de uso do vestido: camiseta larga por cima com nózinho. se você realmente gosta de preto, não tem problema, pode ser camiseta preta também! o que importa é variar a silhueta do vestido e sentir que os usos se multiplicam.


  • quinta, 31 de agosto

fiquei sabendo que na quinta a temperatura ia cair à beça, então me preparei da melhor maneira pra lidar com frio: camadas camadas camadas. embora esse visu tenha cor, todas as peças são lisas e funcionam praticamente como neutros. a saia roxa de botões é uma grande favorita aqui no blog, e é super versátil - já usei ela assim abertinha por cima de saia antes, já usei fechada, e ainda não usei como vestido mas acredito que rola. ainda dá pra girar um pouco e deixar os botões pro lado. TANTAS OPÇÕES, FICO ATÉ EMOSSIONADA. o legal desse visu é que ele funcionaria mesmo sem as camadas em cinza (que serviram pra me aquecer): no calor, dá pra usar só o vestido e a saia. então, uma outra maneira de variar o uso do seu preto básico é essa: mete camada embaixo e em cima. pode ser blusinha de manga curta, pode ser blusinha colorida, pode ser cardigan, blazer, camisa.... e a saia extra simplesmente porque não é o tipo de coisa que a gente esperaria, né? é isso que traz estilo às nossas roupas, usá-las de maneiras que as pessoas normalmente nem imaginariam.


  • sexta, 1º de setembro

sexta também tava frio, mas menos que na quinta, então repeti a ideia da camada de baixo, e troquei as outras camadas todas pelo cashmere amarrado na cintura - tortinho porque já virou meu ~~trademark~~. gosto da blusa cor de ferrugem com o verde do casaco, e o vestido preto foi uma base ótima pras duas cores se destacarem. (se você é do time só visto preto, pode amarrar casaco preto na cintura também, vai criar a textura da qual eu já falei e deixar todo mundo entretido com essa sua ideia louca de amarrar a blusa pro lado - ao invés de na bunda, que é sempre errado).


fazer um laço com as mangas da blusa é legal por várias razões: traz feminilidade ao visu; é diferente e mais bonito do que aquele nó que costumamos dar; nos transforma em um presente de natal pronto pra ser desembrulhado (afinal, em tempos que tá liberado ejacular na cara de mulheres desconhecidas em transporte público, nada melhor que aceitar nosso papel de objeto decorativo da sociedade, né? porque, assim, PESSOAS nós claramente não somos). (fiquei sabendo por uma amiga que o juiz que liberou o rapaz assediador estudou na escola com a gente. a tristeza é tão grande, gente, por tantos motivos. quantos dos meus coleguinhas da escola viraram assediadores e estupradores? quantos deles acham isso normal? quantos deles, como meu colega juiz, consideram uma coisa dessa como não-violência? e como professora, me pergunto a mesma coisa: quantos dos meus alunos vão crescer pra virar esse tipo de homem? tem como eu, ou qualquer professor e qualquer escola, mudar isso? tristeza tristeza tristeza).
  • sábado, 2 de setembro

o truque básico de meter uma saiona por cima do vestido. não tenho nem muito a dizer sobre esse visu, foi a ideia mais simples que tive. transformar o vestido preto em blusinha preta: aí pelo menos você não precisa comprar mais blusinha, né, olha esse armário aí cheio de blusinha, você não usa nem metade.


hoje começou a semana 36 e tá rolando um DETOX do preto: tô repetindo uma saia branca pintada a mão pela minha vó nos anos 60 - coloridona, doidona, chamativa. então se você é do clube queime seu vestido preto e substitua-o por uma saia que contém todas as cores do arco-íris, cola na minha! dá pra acompanhar os visus em primeira mão no stories do instagram, ou voltar aqui segunda que vem e ver tudo de uma vez!



3 comentários:

Carolina Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina Carvalho disse...

Desde que estou acompanhando o blog, essa semana foi a minha favorita (justamente por ter um vestidinho preto que adoro mas que não consigo usar de outras maneiras além dele sozinho ou, no máximo, com um acessório por cima). Adoro seus posts, Mel!

Beatriz disse...

Chocada e apaixonada pelo laço na amarração da blusa na cintura! :O

Mas vem cá: isso não estraga o tecido? Não deixa esgarçado com o tempo?